Cuidado e-mails fraudulentos

Atenção – E-mails fraudulentos sobre Internet Banking

E-mails alegando falsamente serem provenientes do Macquarie foram enviados a um grande número de pessoas, inclusive nossos clientes. Esses e-mails são falsos e similares aos que afetaram outras organizações.

Os e-mails continham um link que solicitava informações de login como nome, código de acesso do Macquarie, senha e endereço eletrônico.

O objetivo desse golpe é obter fraudulentamente acesso às informações das contas dos clientes e aos recursos nelas depositados. Esses e-mails não foram enviados pelo Macquarie.

O que você deve fazer.

Apague imediatamente qualquer mensagem que solicite seu nome de usuário, senha, etc.

Em nenhuma circunstância você deve responder ao e-mail, clicar no link fornecido ou informar qualquer detalhe pessoal. O Macquarie nunca solicitará detalhes pessoais de login por e-mail.

Caso tenha fornecido suas informações pessoais, notifique imediatamente o Macquarie por intermédio de seu contato de atendimento ao cliente..

Caso receba uma mensagem que suspeite tratar-se de atividade fraudulenta não responda e nos notifique por e-mail no endereço report_scams@macquarie.com.Se possível, informe seu telefone e encaminhe o e-mail suspeito para esse endereço como um anexo ao invés de simplesmente encaminhá-lo. Isso nos ajudará a identificar o autor e a origem.

O que o Macquarie está fazendo:

Estamos levando essas fraudes bastante a sério e trabalhando com o setor e as autoridades para tentar interromper essa atividade ilícita, inclusive trabalhando em diversas jurisdições para desativar os sites e endereços de e-mail utilizados e rastrear os responsáveis pelas fraudes.

Como posso evitar ser vítima desse golpe?

A melhor proteção é seguir as seguintes regras:

  • Nunca acesse os sites do Macquarie a partir de links enviados por e-mail, especialmente sites que solicitam informações pessoais (código de acesso e senha). Digite sempre o endereço de Internet completo.
  • Ao usar o Internet Banking, verifique o símbolo do cadeado em seu navegador.
  • Mantenha em seu computador softwares antivírus, antispyware e firewall atualizados.
  • Ignore todos os spams, correntes e e-mails não solicitados
  • Evite acessar o Internet Banking a partir de computadores pouco seguros, como em lan-houses.
  • Mantenha sua senha em segredo e altere-a regularmente.
  • Verifique regularmente sua conta em busca de transações não autorizadas.
  • Proteja sempre suas informações pessoais. Aprenda a proteger-se on-line; informações a respeito estão disponíveis na Associação de Bancos Australianos
  • Esteja atento a tentativas de golpe. Para obter mais informações sobre golpes e sobre como proteger-se visite o FIDO, seção dedicada a pessoas físicas do site da Comissão de Valores Mobiliários e Investimentos da Austrália, em www.fido.asic.gov.au or www.scamwatch.gov.au.